No ebook do Clube das Vendas “A essência das vendas: 5 passos para duplicar as suas vendas” abordamos o que é ter um mindset adequado para triunfar nas vendas. Aí falamos sobre os 6 elos dourados (filosofia de vida, definição de objectivos escritos, atitude correta, ação, resultados  e estilo de vida) que neste post vou utilizar, ainda que numa perspectiva diferente, para ilustrar o que os super vendedores fazem para terem êxito nas vendas.

De uma forma genérica, podemos dizer que os super vendedores têm visão, têm uma atitude profissional, têm a sua motivação internalizada, são virados para a ação e são trabalhadores de equipa.

Como posso ser uma super vendedor? Trabalhando mais e melhor e tentando seguir as boas práticas dos super vendedores. Leia de seguida as 10 regras que os super vendedores seguem:

  1. Os super vendedores adoram o que fazem, colocam toda a sua devoção e coração naquilo que fazem. É o que acontece com os melhores atletas do mundo, como por exemplo, o Cristiano Ronaldo. É conhecido a sua dedicação ao trabalho, a sua atenção aos pormenores, ao esforço que coloca para melhorar, todos os dias, aquilo que faz e a intensidade que coloca nos treinos diários para que tudo pareça muito fácil nos dias dos jogos. A busca permanente da perfeição e a sua vontade de vencer tornam-no num dos melhores jogadores do mundo. Um dos exemplos do trabalho, dedicação e persistência é os famosos livres diretos do Cristiando Ronaldo.
  2. Os super vendedores estão sempre a pensar como é que podem melhorar o seu desempenho, como planear melhor, qual a melhor forma de entrar em contacto com os clientes, como fazer melhores perguntas para identificar as necessidades e desejos dos prospectos, etc. Se compararmos esta forma de estar com a dos que fazem hoje o que fizeram ontem, percebe-se porque é que uns vendem mais que outros. Estes vendedores de excelência procuram as valências necessárias para poderem ter cada vez mais sucesso. Procuram sempre novos conhecimentos, novas formas de fazer as coisas, não estão acomodados ao que já sabem e conhecem.
  3. Todos sabemos a importância da motivação para o desempenho de qualquer profissional. O que acontece é que muitos esperam que sejam os outros a motiva-los enquanto os super vendedores não dependem de motivações externas. Auto motivam-se, encontram formas de se motivar e continuar a lutar pelos objectivos traçados. Não estão à espera que alguém lhes diga o que fazer!
  4. Os super vendedores conseguem visionar o futuro e perspectivar as mudanças. Porquê? Porque estão sempre atentos ao mercado, à concorrência, assistem a seminários, têm formação e tem os seus objectivos por escrito. Sim, os objectivos por escrito, segundo algumas investigações nesta área, permitem que os vendedores possam, com mais facilidade, cumprir e mesmo ultrapassar as metas traçadas.
  5. Uma das razões de os super vendedores venderem muito e bem é explicado pelo empenho que colocam na procura incessante das necessidades e desejos dos prospectos através de perguntas bem estruturas.  Naturalmente, quanto melhor for a recolha de informação, maior será a probabilidade de fechar a venda uma vez que passam a deter a informação necessária para efectuarem uma proposta direccionada às necessidades do cliente.
  6. Falam pouco, fazem muitas perguntas e deixam o prospecto falar. Ouvem muito e fazem perguntas que provocam a necessidade de reflexão por parte do prospecto. Tomam notas e indagam por mais informação. A importância das notas é enorme, esquecemo-nos de mais de 80% do que ouvimos passados 24 horas. Não vá para uma reunião sem um bloco de notas (ou um iPad :) ) para tomar notas. Para além disso, passa uma imagem de alguém que é profissional, que está a fazer o seu trabalho de forma séria, o que transmite desde logo maior confiança, e todos sabemos a importância que a confiança desempenha no processo de compra. No caso de serem confrontados com  uma objeção, não deixam que ela avance para um debate com argumentações de ambos os lados. Reconhecem a objeção e tentam clarificar o que for necessário para que o prospecto possa ficar esclarecido
  7. Os super vendedores sabem que não conseguem vender a todos os prospectos, que vão receber nãos. No entanto, eles não encaram as recusas como algo negativo e sim como uma oportunidade de melhorar, uma oportunidade de perceber porque é que não conseguiram vender e tentam aprender com isso, procurando sempre a eficiencia.  Nunca desistem, são persistentes, vão à luta. Também nunca tomam as recusas como algo pessoal, não deixam que isso lhes afecte a sua motivação e a capacidade de lutar.
  8.  Têm uma atitude profissional. Tem energia e são uma companhia agradável para estar com. A sua atitude positiva fazem-nos comunicadores positivos. Como estão sempre a par de tudo, raramente têm que fazer prospecção através da porta fria. O negocio chega-lhes às mãos através de referencias positivas, recomendações de clientes.
  9. Os super vendedores estão sempre a construir valor aos olhos do prospecto. Como? Através da identificação das necessidades dos prospecto e dos benefícios que podem aportar. Adoptam esta abordagem a cada prospecto uma vez que cada um tem necessidades e desejos específicos.
  10. Apesar de se poder pensar o contrário, os super vendedores são dedicados ao trabalho de equipa. Não será necessário explicar a importância do trabalho em equipa nos dias de hoje, sem a ajuda de todos não se consegue fazer um trabalho de excelência.  Todos os elementos da empresa são peça fundamental na máquina.

 

Agora que já sabe o que é que os super vendedores fazem para ter sucesso, não espere mais tempo e adopte o mindset deles, a atitude, a vontade de vencer, a resiliência e a busca incessante do conhecimento para melhor servir o cliente. Verá que dentro em breve, você será um Super Vendedor!!