Content-marketing-e-Inbound-Marketing

 

Antes de definir a sua estratégia de marketing de conteúdo a sua empresa deve centrar-se nas seguintes questões:

  • Quem é seu público-alvo?
  • O que procuram?
  • Quais as suas necessidades?
  • Quais as suas dores/desejos?
  • Onde procuram informação?
  • De que forma o seu produto pode satisfazer as suas necessidades/desejos?

O marketing de conteúdo pode transformar a marca da sua empresa, numa fonte de conhecimento relevante para o cliente e consequentemente numa relação de confiança mas é preciso planeá-lo!

 

Planeie o marketing de conteúdo em 5 etapas:

Pode criar uma estratégia de conteúdo em apenas 5 etapas:

  1. Defina o tema que vai abordar

O tema que vai abordar deve estar relacionado com a atividade da sua empresa e com os produtos que tem para vender.

Os clientes ao lerem os seus artigos devem identificar a sua empresa e a sua atividade. Repare, não faria sentido se o foco do negócio da sua empresa fosse, por exemplo, vender produtos de limpeza e a sua produção de conteúdo fosse sobre as ações bancárias.

Se o seu negócio é vender produtos de limpeza o seu conteúdo pode, por exemplo, ser sobre truques de limpeza.

 

  1. Faça pesquisas sobre o mesmo;

Faça pesquisas sobre o seu tema, compare artigos, pesquise sobre o que a sua concorrência está a fazer. Foque-se exclusivamente num assunto e foque também a sua pesquisa sobre o mesmo.

Se na sua pesquisa incluir outros assuntos que não estejam focados no que pretende, provavelmente vai perder-se no meio do excesso de informação que poderá encontrar e não conseguirá criar conteúdo de valor para os seus clientes.

 

  1. Torne-se numa referência sobre o tema,

Sobre o seu tema pesquise, estude e compare. Seja o “expert” sobre o tema que escolheu. Fale sobre ele melhor do que qualquer outra pessoa.  Os seu clientes irão ver a sua empresa como sendo uma líder.

 

  1. Defina os canais de divulgação;

Existem vários canais de divulgação de conteúdo:

  • Email
  • Redes sociais
  • Blogues
  • Fóruns

Antes de selecionar os canais divulgação faça uma pesquisa e descubra onde estão os seus potenciais clientes e foque-se apenas nesses canais de divulgação para que não invista esforço desnecessário.

As redes sociais são, hoje em dia, uma boa opção para divulgar o nosso conteúdo pelos nossos clientes de forma gratuita. Mais do que isso são uma forma eficaz de conseguir espalhar o seu conteúdo rapidamente.

Fique ainda com esta dica: é importante que dê instruções aos visitantes para que saibam o que fazer, para isso utilize as call to actions e incentive-os a partilhar o seu conteúdo ou a deixar sugestões, é importante envolver o visitante com a nossa empresa.

Se ainda não tem, crie no seu site um blogue para colocar todo o seu conteúdo. Este será um bom auxilio para os motores de busca encontrarem o seu site através das keywords.

 

  1. Calendarize todas as suas ações

Após a produção de conteúdo e a seleção dos seus canais de divulgação faça uma calendarização de todas as suas ações. ( o Clube das Vendas disponibiliza-lhe, gratuitamente um calendário para gerir toda a informação)

Defina:

  • A frequência de publicações;
  • Os dias semanais;
  • Os horários das publicações de acordo com diferentes canais de divulgação;

A calendarização permite-lhe que estabeleça uma “rotina” quer para a produção de conteúdos quer para a divulgação dos mesmos. Não corra o risco de investir demasiado esforço num determinado mês para que no seguinte não tenha nada para apresentar.

 

Seja eficaz

Crie a sua estratégia de conteúdos simples mas eficaz para que a sua equipa comercial consiga aumentar as suas vendas.

Planeie atempadamente todos os passos e para que não haja falhas, siga um fio condutor para que os seus clientes saibam onde está.

 

Lembre-se: o conteúdo é uma informação permanente e não publicitária

 

Clube das Vendas