Relacionamento-com-o-cliente-6-dicas-para-fazer-da-forma-certa1

 

O relacionamento o seu melhor aliado na alavancagem das suas vendas

Num mercado em constante evolução e saturado de ofertas bastante competitivas, fidelizar ou até mesmo não perder um cliente torna-se numa tarefa árdua.

O cliente é o ponto-chave de qualquer estratégia de negócio. Estabelecer uma proximidade saudável com o seu cliente é a melhor forma de garantir que tudo correrá bem ao longo do ciclo de um negócio.

Mas o que é necessário para consolidar um relacionamento de excelência com os seus clientes?

  1. Seja Multicanal

Numa era em que a azáfama digital é comum no nosso dia-a-dia é fulcral que a sua empresa marque presença nos mais diversificados canais online estabelecendo um contacto mais direto com os clientes.

Tenha em consideração que os seus clientes, antes de o contactar, procuram informações suas nos diversos meios online e exigem excelência do atendimento em todos os contactos que faz com a sua empresa (presencial, telefónico, redes sociais, site, email, entre outros). Para além disso lembre-se que a internet é o palco de reclamações e elogios feitos por clientes e que o custo de um cliente insatisfeito é maior que o custo da perda da venda.

  1. Foque-se no longo prazo

Para aumentar as vendas e fazer com que os consumidores fiquem realmente satisfeitos com o serviço prestado pela sua empresa é necessário ter uma equipa de colaboradores com disposição de ouvir, atentamente, o cliente para que possa captar as suas necessidades/desejos e oferecer-lhe a melhor solução.

É fulcral que toda a empresa esteja orientada no mesmo sentido e para o mesmo fim: a satisfação do cliente. Esta forma de relação eleva os níveis de satisfação do cliente e faz com que o mesmo se identifique com a sua marca.

  1. O software, um aliado de peso.

As ferramentas de CRM são um forte aliado para a construção e manutenção do relacionamento do cliente que permite a gestão de toda a informação organizada e de fácil acesso a todos os colaboradores da empresa.

O histórico e frequência de compras e contactos, os dados pessoais do cliente, entre outras, são informações valiosas que o vendedor deverá ter em atenção antes de encetar novo contacto, permitindo-lhe obter uma relação de maior proximidade.

Esta ferramenta também permite a gestão de ações simples mas de grande valor para o cliente, como por exemplo o envio de uma mensagem no dia de aniversário do cliente, e auxiliam na manutenção e melhoria do relacionamento.

Quando as informações se transformam em estratégias de relacionamento o vendedor consegue diminuir o seu tempo de venda e consequentemente o aumento das suas vendas.

  1. Faça do pós venda a sua porta de entrada

Para estabelecer uma relação continua e duradoura entre um vendedor e um cliente o contacto nunca pode terminar no fecho de uma venda. A relação entre ambas as partes deve prosseguir após a compra.

O maior erro dos vendedores é atribuir o seu sucesso ao fecho de uma venda, (quando o processo de fidelização se inicia), ao invés da satisfação total do seu cliente.

É importante que sejam estabelecidos contactos, não invasivos, após a compra com o cliente para que este sinta que a empresa se preocupa, de facto, com a sua satisfação, com a sua opinião e que estará disponível para o ajudar quando for necessário. Surpreenda o seu cliente.

 

  1. Desenvolva empatia

É importante que o vendedor tenha a capacidade de se colocar no lugar do cliente e que seja capaz de compreender e perceber quais os seus desejos, necessidades e insatisfações.

Perceber e compreender o cliente nem sempre é um papel bem desempenhado por parte dos vendedores. O cliente deve sentir que o vendedor o compreende e que deseja satisfazer as suas necessidades reais ao invés de empurrar uma venda para seu benefício próprio.

 

Num novo mercado que assumiu novos padrões de consumo e venda é necessário que os vendedores estejam preparados para vender a pessoas com desejos, necessidades e frustrações, ou seja, a pessoas dotadas de emoções.

Ter a capacidade para se colocar no lugar do cliente é fulcral para perceber quem ele é e de que forma o vendedor o pode ajudar, transformando o sucesso do seu cliente no seu profissional.

E você o que faz para construir um relacionamento duradouro com o seu cliente? Deixe o seu comentário e partilhe connosco!

 

 

Esteja presente na vida dos seus clientes

Clube das Vendas