Pedro BorgesA COTESI é o maior produtor mundial de fio agrícola. Integrada num dos mais fortes grupos Portugueses - o Grupo Violas - assume a sua forte vocação internacional através de presença directa e indirecta em quase todo o mundo.

A internacionalização tem estado na ordem do dia em Portugal como chave da recuperação económica que temos vindo a registar. Nada melhor que falar com um especialista nesta área com muitos anos e muitas milhas de viagens aos 5 continentes para nos falar de vendas internacionais.

Pedro Borges é responsável pelas vendas da COTESI em vários mercados internacionais e na entrevista que amavelmente concedeu ao Clube das Vendas vai-nos dar a sua opinião e sugestões para quem pretenda vender noutros mercados. Curiosamente concluímos que estas mesmas "receitas" poderão ser uma excelente base para nós, vendedores, aplicarmos esses mesmos princípios, mas nos nossos mercados internos.

A internacionalização é um enorme desafio, temos de saber lidar com:

  • diferenças culturais
  • ajustar abordagens comerciais
  • diferentes fontes e formas de fazer prospecção
  • ajustar produtos aos mercados
  • lidar com as diferenças

Entrevista a Pedro Borges

Em paralelo é necessário obter um forte envolvimento de toda a empresa desde a produção ao pós-venda para lidar com as diferenças e possuir uma razoável capacidade de investimento, pois os ganhos não são imediatos - as empresas têm de estar preparadas para retornos de 3 a 5 anos.

Apesar de todas as diferenças que existem nos mercados, existe um factor comum fundamental - a relação!  Este é um dos aspectos ao qual Pedro Borges investe uma atenção muito especial.

Dicas e conselhos para os vendedores, pré-reuniões, rapport, adaptação, compromisso e muito mais nesta viagem pelo mundo com Pedro Borges na forma desta entrevista a não perder.

É muito mais fácil venderes o que o cliente te quer comprar, do que aquilo que tu lhe queres vender!

Não perca esta entrevista:

- no iTunes

Ou

- ouça aqui ou descarregue o ficheiro